HISTÓRIA DO CARRO

   O CARRO É UM SUCESSO NO MUNDO INTEIRO A PRIMEIRA INVENÇÃO FOI DE Gottlieb Daimler e Wilhelm.Estes constroem o primeiro modelo, mas no mesmo ano, quem regista a patente do primeiro automóvel .

 

1º Automóvel do mundo patenteado, criado por Karl Benz

Mas como falava, e bem o menino Benz, as estradas eram antes de nascer o (auto)móvel, percorridas por objectos de tracção animal, chamados de carruagens.Não será por acaso que se chama ao potencial de força do motor de “cavalagem” traduzidas Este modo de viajar foi o mais globalizado de sempre antes do aparecimento do “auto”. Realmente não se consegue sequer contar o tempo, em anos (contado na classe dos milhares), para que se possa afirmar com clareza, qual a data em que pela primeira vez se pôs um cavalo ou um burro a puxar uma carroça.

1º Automóvel a circular em Portugal da marca Peugeot

Se consideramos a carruagem como um carro, não auto mas móveL.

Model T

 

História

 

Em Abril de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o Model T, um veículo robusto, seguro, fácil de guiar e principalmente barato. Qualquer um era capaz de guiá-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico. A fabricação deste modelo ganhou um notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O Model T era o primeiro carro projectado para a manufactura. Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. Isto aumentou em muito a produtividade, pois um carro ficava pronto a cada minuto. E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, uma unidade custava US$ 850; em 1927, último ano de sua fabricação, o preço tinha descido para US$ 290.Por estas razões, o Model T conquistou o público americano e de outros países. Em 1914 é iniciada a sua fabricação na Argentina.

carro antigoCarro antigo: Lagonda modelo 1938

No caso do Brasil e também em outros países da América Latina, esta evolução automotora chegou somente após a Segunda Guerra Mundial. Já na década de 30, fábricas estrangeiras, como a Ford e a General Motors, colocaram suas linhas de montagem no país. Porém, foi somente em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek que as multinacionais automotivas começaram a montar os automóveis. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes, furgões e, finalmente, carros de passeio. Esta indústria foi iniciada pela Fábrica Nacional de Motores, que era responsável pela produção de caminhões pesados. Posteriormente vieram: automóvel JK com estilo Alfa-Romeo, Harvester, Mercedes-Benz do Brasil com seus caminhões e ônibus, a Scania-Vabis e a Toyota

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Nova camada...